Vale Auxílio Gás sera págo hoje? Entenda Como Funcionam os Repasses

Benvindo Zacarias
Por Benvindo Zacarias 2 Min Read

O Auxílio Gás é um programa do Governo Federal que tem como objetivo aliviar o impacto do preço do gás de cozinha no orçamento das famílias de baixa renda. Com a recente alta nos preços do gás, este benefício tornou-se ainda mais crucial para muitas famílias brasileiras.

O Que é o Auxílio Gás?

O Auxílio Gás foi criado para diminuir o efeito do preço do gás de cozinha sobre o orçamento das famílias de baixa renda. Originalmente, o benefício do Programa Auxílio Gás seria pago no limite de 1 (um) benefício por família beneficiária, em meses alternados, o valor é variável, e representa 50% (cinquenta por cento) da média do preço nacional de referência do botijão de 13 kg (treze quilogramas) de gás liquefeito de petróleo (GLP) dos 6 meses anteriores.

Mudanças Recentes no Programa

Desde janeiro de 2023, no entanto, com a Medida Provisória 1.155/2023, foi instituído o pagamento do adicional de 50% no valor do benefício, ampliando a proteção às famílias atendidas. Assim, o Auxílio Gás repassa desde então, a cada dois meses, o valor integral do botijão de gás, calculado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Como Funcionam os Repasses?

As datas dos repasses seguem o calendário do Bolsa Família. O valor do Auxílio Gás será liberado em conta digital ou bancária. Caso a família não tenha acesso a uma dessas opções de conta, será aberta, automaticamente, uma poupança social digital, quando possível.

Conclusão

O Auxílio Gás é uma iniciativa importante do Governo Federal para ajudar as famílias de baixa renda a lidar com o alto custo do gás de cozinha. Com as recentes mudanças no programa, as famílias beneficiárias agora têm a oportunidade de receber um valor maior, o que pode fazer uma grande diferença no seu orçamento mensal. É importante que as famílias estejam cientes dessas mudanças e saibam como acessar o benefício.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *